30 julho 2005

Marriage rights for same-sex couples

Esta matéria sobre OS DIREITOS MATRIMONIAS PARA CASAIS DO MESMO SEXO foi publicada no site americano PLANET OUT, fizemos uma tradução porque é importante sabermos como anda a luta pela legalização das uniões homoafetivas em outros paises. Se você clicar no título poderá ler a matéria no original em Inglês.

A legalização do casamento homossexual em Massachusetts em 2004 detonou uma reação imediata que iniciou-se com as eleições gerais americanas em novembro último, e os defensores da igualdade do casamento estão envolvidos numa longa luta.
Durante a eleição, medidas legais para barrar constitucionalmente os gays de se casarem forma aprovadas em todos os 11 estados onde houve referendo popular. Outro estados estão tentando seguir estes passos nas próximas eleições. (nota da INOVA: nos EUA são permitidos que se façam referendos populares concomitantemente com as eleições, estes referendos são tão abrangentes como autorizar a mudança de nome de avenidas até criar emendas nas constituições estaduais)
Os conservadores também pretendem uma nova investida para criar uma emenda Federal para definir casamento como a união entre um homem e uma mulher, o que falhou em 2004.
Aos casamentos realizados em Massachusetts seguiram-se recentemente outros em outras partes do pais, incluindo São Francisco, Portland e New Platz (NY). Os 4000 casamentos realizados em São Francisco, durante um mês antes de serem proibidos, foram anulados pela Suprema Corte da Califórnia seis meses depois.
Os defensores da igualdade do casamento nos EUA estão de olho na cortes, e mudanças constitucionais estão sendo encaminhadas através do sistema legal e m diversos estados, incluindo Califórnia, Nova Iorque, Washington e Nova Jersey.
Em outras partes do mundo, as uniões homossexuais estão ganhando espaço. Canadé se tornou o terceiro país a reconhecer os direitos do casamento aos casais homossexuais, numa decisão pavimentada por uma decisão da Corte Suprema do Canadá.
A Espanha já se juntou á elite dos paises que permitem aos casais do mesmo sexo se casarem, cumprindo a promessa eleitoral do primeiro ministro Zapatero.
As pesquisas mostram que os jovens apóiam mais a igualdade do casamento que os mais velhos. Mas os defensores da igualdade do casamento lembram que mudanças sociais levam tempo e que uma vitória completa só é esperada para os próximos 10 ou 20 anos.