26 agosto 2005

Cidadania, Orgulho, Respeito e Solidariedade

No próximo sábado, dia 27 de agosto de 2005, o grupo CORSA - Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor comemora seus 10 anos de existência com a festa ALEGRIA, SUOR E CONQUISTAS.
E este deve ser um motivo de comemoração para todos que militam em luta dos direitos GLTB.
Fundado em julho de 1995, a entidade nasceu de um grupo de sete jovens homossexuais que passaram a se reunir para trocar experiências de vida, se fortalecer e juntos combaterem o preconceito por orientação sexual. Aos poucos, o CORSA foi ganhando presença e visibilidade junto a outros movimentos sociais entabulando um importante diálogo com parlamentares ligados à defesa dos direitos humanos e a órgãos de governo cujas políticas afetam diretamente os gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (GLBT).
Em esforço conjunto com outros grupos e ativistas, em 1997 o CORSA teve a ousadia de propor e organizar a primeira Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, que se tornaria anos depois um marco histórico na cidade e maior evento do gênero no mundo.
A relação intensa e contínua com a comunidade GLBT e sua profunda consciência política levou o CORSA a desenvolver diversas atividades nas áreas de educação, saúde e prevenção às DST/Aids. Em todas elas, o resgaste da cidadania e auto-estima formam o motor que impulsiona a todos no combate à discriminação e à afirmação da dignidade e do orgulho de ser homossexual. O projeto "Rompendo o Isolamento" - através de um grupo de convivência semanal - tem ajudado a melhorar a vida de centenas de jovens gays na Zona Sul de São Paulo. Já o projeto "Diversidade Sexual na Escola", em parceria com a ECOS, dialoga com educadores para engajá-los na luta contra a homofobia e na difusão do respeito à diferença. Finalmente, o projeto "Rede de Casais Gays", coloca em cena a alegria e a legitimidade, mas também os percalços, das relações de afeto e amor entre pessoas do mesmo sexo.
E estes são os motivos que levam o CORSA a comemorar seu passado, o reconhecimento público que conquistou e, sobretudo, sua disposição de continuar lutando por uma sociedade onde à igualdade seja real e o respeito à diversidade seja o direito de cada um e a prática efetiva de todos.
Nós, da INOVA, nos congratulamos com os batalhadores do Grupo CORSA, com quem já desenvolvemos algumas atividades conjuntas, e desejamos que a festa de 20 anos seja ainda maior!

Saiba mais sobre o CORSA e seus projetos em www.corsasp.org