16 agosto 2005

Professores de Diversidade

É isto mesmo! Na última sexta-feira foi realizada a formatura dos 150 professores estaduais que fizeram o curso "Diversidade Sexual na Escola". Edith Modesto, fundadora do GPH - Grupo de Pais de Homossexuais - esteve la´e descreveu um momento emocionante, inclusive pq os professores já iam aplicando os ensinamentos do curso em suas escolas de origem. Segundo Edith, esse é um projeto original e muuuito importante!
E o que é mais importante! Edith está organizando o material impresso desse curso. É a última etapa do projeto. Vai ser um livro para professores estaduais de Ensino Médio.
Veja a descrição do evento:

A diversidade sexual é matéria nas escolas!
Edith L. Modesto
Na sexta-feira p.p., como em todos os eventos escolares, o hino nacional foi acompanhado por mais de 200 pessoas, no auditório da Escola Estadual Jacomo Stavale, na Freguesia do Ó.
Mas, dessa vez, foi para a abertura de uma cerimônia original. Tratava-se do encerramento do curso “Diversidade Sexual na Escola – Novas práticas educativas sobre a sexualidade e cidadania”.
Pela primeira vez no Brasil, 150 professores estaduais de diversas áreas do conhecimento foram preparados por especialistas para que desconstruíssem estereótipos, os próprios e os de seus alunos, e evitassem a discriminação contra alunos homossexuais.
Nessa experiência inédita, os professores puseram em prática os ensinamentos que foram recebendo durante o curso em suas salas de aula e relataram suas experiências no próprio curso.
Na frente do palco, expostos em painéis, estavam cartazes contra a homofobia, criados pelos alunos desses mesmos professores. Eles organizaram um concurso de cartazes em suas escolas e os vencedores foram premiados durante a cerimônia, sob uma salva de palmas emocionadas de quem teve o privilégio de ser testemunha desse evento exemplar e precursor.
O projeto foi realizado pelo Prosare – Programa de Apoio a Projetos em Sexualidade e Saúde Reprodutiva – em parceria com a ECOS – Comunicação em Sexualidade e com o Grupo CORSA – Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor.
Esperemos que essa iniciativa maravilhosa frutifique para que o Brasil seja conhecido no mundo também pelo respeito às diferenças, inclusive, sexuais.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabens Edith e Irina, como conseguimos acesso ao curso? Poderíamos multiplicá-lo no Rio?
beijos
Eliana

17/8/05 2:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens Edith e Irina, como conseguimos acesso ao curso? Poderíamos multiplicá-lo no Rio?
beijos
Eliana

17/8/05 2:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

E saber que em 1990 fui expulso dessa mesma escola por ser gay... chamaram minha mae lah e disseram que não era ambiente para alunos como eu!

Será que a direção dessa escola viu esse encontro com bons olhos?

Parabens aos colegas que fizeram o curso!

23/11/09 3:48 PM  

Postar um comentário

<< Home