02 setembro 2005

Mulher, Orientação Sexual, Desejo e Família

Como foi amplamente divulgado, realizou-se na ultima quarta-feira, dia 31 de agosto, o debate MULHER, ORIENTAÇÃO SEXUAL DESEJO E FAMILIA na Assembléia Legislativa de São Paulo.
O evento, em comemoração á semana da visibilidade lésbica, foi organizado pelo Grupo MINAS DE COR e pela INOVA, Associação de Familias GLTTB, contou com a presença de cerca de 30 pessoas, e ao contrário do que se podia supor, alguns homens também estiveram presentes para prestigiar o evento, e até mesmo dar seu ponto de vista.
O encontro, em tom de mesa redonda, foi marcado por depoimentos emocionantes de mulheres que vivenciam relacionamentos estáveis, especialmente aquelas em que os filhos estão presentes. Elas falaram das dificuldades enfrentadas em relação á familia e ao trabalho e também como a presença de filhos pode interferir na sexualidade do casal.
Irina, da INOVA, falou da importância de tratarmos as relações homoafetivas como relações de afeto, e justamente procurarmos mostrar para a sociedade que todos, independente da maneira como vivenciam sua sexualidade, tem que ter esta afetividade tutelada pelo Estado Brasileiro.
Marcia, do MINAS DE COR, um grupo que tem um importante trabalho junto ás mulheres lésbicas da periferia, mesmo não tendo filhos, falou das questões da afetividade do casal.
Enfim, um momento muito produtivo, de muita troca de experiências, de muitos relatos emocionantes.
O encontro, que teve o apoio da Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, contou com a presença também de assessores de deputados estaduais e de diversos militantes do movimento GLTTB, inclusive Beto de Jesus.
São com estas iniciativas que a visibilidade GLTTB ganha espaço e mostra a seriedade do movimento e de suas reinvidicações. Esperamos sua presença nos próximos eventos!