31 dezembro 2005

Balanço 2005

Chegado o final do ano é o momento de fazermos um pequeno balanço das atividades da INOVA – Associação Brasileira de Famílias GLTTB, durante este seus primeiros meses de vida.
As primeiras reuniões para a criação da INOVA, a definição do nome, as primeiras diretrizes da Associação, começaram no mês de junho de 2005.
E a INOVA já surgiu com um projeto concreto, se propondo a organizar o primeiro seminário sobre a HOMOPARENTALIDADE E HOMOAFETIVIDADE.
Na realidade podemos dizer que a idéia de uma associação que lutasse pelas famílias GLTTB era um pouco mais antiga, surgiu a partir da convivência e discussões de um grupo de pessoas, de membros de famílias homoafetivas, na lista de discussão Famílias Alternativas, criada alguns anos antes pela Psicóloga Maria Rita Lemos e sua companheira Fúlvia Margotti.
Para primeira Presidente da Associação Brasileira de Famílias GLTTB foi indicada, e eleita por unanimidade, a fisioterapeuta Irina Bacci, e a partir de 15 de junho as iniciativas da INOVA já começaram a ser divulgadas e registradas por este Blog, , bem como outras iniciativas e assuntos que se referem ás famílias GLTTB.
O primeiro evento oficial da INOVA foi a participação da Irina, Presidente da INOVA, nos eventos da 9a. parada do orgulho GLTTB no Rio de Janeiro entre 25 e 26 de junho.
No dia 25 Irina participou da oficina MUITO PRAZER VOCÊ CONHECE MINHA FAMÍLIA? que foi organizada pelo Grupo Arco-Iris e realizada no Museu da Republica. O convite foi feito pela Eliana Rodrigues, membro do Arco Iris e militante desde a primeira hora pelas Famílias GLTTB.
No dia 26 desfilaram em carro aberto na parada, junto aos principais representantes da militância GLTTB do país.
Também no dia 25 de junho, sábado, a prefeitura da cidade de São Paulo promoveu o Seminário de Participação Social TODOS POR SÃO PAULO : construindo a democracia participativa, que contou com a presença do prefeito Jose Serra e terá a coordenação a cargo da Sociologa Ruth Cardoso. Apesar de não ter nenhum espaço dedicado ás entidades GLTTB, o que gerou um justo manifesto por parte dos militantes, da causa GLTTB, a Associação INOVA de Familias GLTTB foi representada por Fabio Paranhos, que faz parte da Diretoria
Logo em seguida, no dia 28 de junho, dia em se que comemora mundialmente o orgulho gay, Irina participou, do 2o. Seminário Nacional GLBT em Brasília, que tinha como tema "O compromisso com o respeito e a igualdade".
Em 2 de julho ocorreu o seminário que estava sendo planejado e organizado pelo Grupo CORSA - Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor, pela INOVA - Associação de Famílias GLTTB e pelo GPH - Grupo de Pais de Homossexuais: Homoafetividade e Homoparentalidade: Novos Lares e Novas Famílias para o Brasil do Século XXI
O seminário, realizado no salão nobre da Biblioteca Mario de Andrade em são Paulo, contou com a presença de mais de 100 pessoas e foi um sucesso pois teve repercussão em toda a imprensa GLTTB e serviu para dar visibilidade e esta questão.
No dia 7 de julho a INOVA teve uma boa divulgação com a entrevista de Irina Bacci, Presidente do INOVA, no site MIX BRASIL, o maior e mais importante site GLTTB do Brasil. A entrevista, realizada por Erik Galdino falou sobre os novos modelos de famílias que vivem no Brasil
Em 14 de agosto Irina foi eleita por seus pares como uma das representantes do FORUM PAULISTA GLTTB, Irina foi eleita no segmento lésbico já que não existe um segmento específico de famílias GLTTB.
No dia 31 de agosto, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para comemorar o Dia da Visibilidade Lésbica, a INOVA, juntamente com o CFL – Coletivo Lésbico Feminino e o Grupo MINAS DE COR organizou o seminário .MULHER, ORIENTAÇÃO SEXUAL, DESEJO E FAMÍLIA.
No dia 1 de setembro Irina Bacci, presidente da INOVA tomou posse como membro do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, e já participou da primeira reunião do Conselho, em 21 de setembro.
Nos dias 20 e 21 de outubro a Presidente da INOVA participou de uma oficina para sensibilização dos funcionários públicos em relação ao segmento GLTTB . A oficina, dirigida exclusivamente aos funcionários das subprefeituras, será realizado no prédio das secretarias, na rua Libero Badaró e está sendo organizado pela secretaria das subprefeituras e o CADS - Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual.
A audiência na Camara dos Deputados em Brasilia, que tinha sido adiada em duas ocasiões, finalmente se realizou em dia 26 de outubro, O tema da audiência foi "Novos arranjos familiares: a homoparentalidade e a adoção" , e foi realizada Plenário nº 10 do anexo II da Câmara dos Deputados, a descrição do evento, que foi emocionante, vc pode ver na integra nos posts da data
Ainda em outubro, no dia 15, a INOVA - Associação Brasileira de Famílias GLTTB em parceria com o CFL - Coletivo de Feministas Lésbicas e o Grupo Minas de Cor organizou o debate - Quem tem medo de assumir o seu lado butch? no restaurante Sarah Kali
Neste balanço merece destaque o artigo publicado na Revista da Folha em 31 de outubro que divulgou o trabalho do GPH –Grupo de Pais de Homossexuais, fundado pela escritora Edith Modesto, que tratou de forma positiva e esclarecedora, diversos assuntos relacionados á homossexualidade
O GPH - Grupo de Pais de Homossexuais, em parceria com a INOVA, organizou uma sessão especial da peça "O TERCEIRO TRAVESSEIRO" no dia 06 de novembro, que foi seguida de um pequeno debate.
O XII EBGLT. Encontro Brasileiro de Gays Lesbicas e Transgeneros, em Brasília, realizado nos dias 8 a 11 de novembro na Câmara dos Deputados, também contou com a presença e os trabalhos da presidente da INOVA, Irina, para falar sobre os direitos das Famílias GLTTB . O encontro foi considerado histórico com mais de 500 participantes, do Brasil e de outros países.
No dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1 de dezembro, o Grupo Minas de Cor, o CFL, o CORSA e a INOVA Famílias GLTTB organizaram o debate SOMOS IGUAIS: somos diferentes com o tema "Aids e racismo. O Brasil tem que viver sem preconceito.
Também em dezembro, a INOVA participou do SEMINÁRIO: Somos Dois, Somos Um: Prevenção em DST/AIDS para casais no SESC Itaquera
Como você vê, com pouco tempo de existência a INOVA já se mostrou presente em um grande numero de ocasiões. Além destes destaques, a Irina ainda participou de um sem número de outras reuniões e encontros, como as reuniões com a coordenadoria de diversidade sexual do município de são Paulo e as diversa rreuniões do FÓRUM PAULISTA GLTTB e do Conselho Municipal de Atenção á diversiade Sexual.
Para o próximo ano já temos muitos planos, e vamos precisar do apoio de todos nossos amigos e leitores!
Um feliz natal, cheio de sucesso e alegrias!