05 dezembro 2005

ULTIMAS NOTÍCIAS!

Nos últimos dias foram divulgadas várias notícias sobre as conquistas e os direitos dos casais e famílias homossexuais, como este site/blog pretende falar disto, talvez seja interessante destacar algumas das mais significativas:

Bélgica aprova adoção por casais homossexuais
A Câmara dos Deputados do Parlamento da Bélgica aprovou no dia 2 de dezembro, a lei que permite que casais formados por pessoas do mesmo sexo adotem crianças, belgas ou estrangeiras.
Agora, a Bélgica, que já havia aprovado o casamento gay em fevereiro do ano de 2003, passa a aceitar a adoção pelos casais homossexuais, juntando-se assim a Holanda e Espanha.
(noticia publicada na GONLINE em 2 de dezembro)

Atores gays soropositivos se casam na Espanha
Para mostrar a união na luta contra a aids, os atores espanhóis e soropositivos, Ramón Linaza e Carlos Patiño, se casaram oficialmente em Madri, na Espanha, nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro. Os atores, que já vivem juntos há 27 anos, 12 deles com o HIV, aproveitaram o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, para firmarem o matrimônio. Ramón e Carlos se conheceram nos preparativos da primeira Parada do Orgulho Gay de Madrid, que reuniu na época cinco mil pessoas.
(noticia publicada na GONLINE em 1 de dezembro)

GEORGE MICHAEL se casará em 2006
A estrela britânica do pop George Michael declarou nesta terça-feira que pretende se casar com Kenny Goss, seu companheiro há quase nove anos, depois que entrar em vigor na Grã-Bretanha, em 21 de dezembro, a lei que permite o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo a lei de associação civil de 2004, os homossexuais poderão se casar na Grã-Bretanha a partir de 21 de dezembro. O governo britânico prevê o casamento de pelo menos 22.000 casais gays nos próximos cinco anos.
(noticia publicada na UOLonline em 29 de novembro)

Gays dos EUA esperam ansiosos estréia de "Brokeback Moutain"
A comunidade gay dos EUA espera com ansiedade a estréia de "Brokeback Mountain", filme do diretor Ang Lee que rompe tabus ao narrar com delicadeza a história de amor entre dois cowboys.
A comunidade gay americana espera que o filme sirva para promover sua causa. "Brokeback Mountain certamente fará mais para avançar na luta pelo casamento entre homossexuais que todos os protestos feitos até o momento", destaca a revista "365Gay".
(noticia publicada na UOLonline em 04 de dezembro)

Sesc é obrigado a fornecer carteirinha para parceiro gay
O juiz Raimundo César Ferreira da Costa, de Salvador, Bahia, determinou que o Serviço Social do Comércio, Sesc, forneça carteirinha de dependente para parceiro homossexual.
A decisão surgiu depois que Renildo Barbosa entrou, em maio de 2005, com ação na Justiça contra o Sesc, depois de ter sido negado o pedido de carteirinha de dependente para seu companheiro, George de Jesus Vale.
Segundo Costa, “a sociedade de fato existente entre homossexuais merece tratamento isonômico ao dispensado às uniões heterossexuais em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, da dignidade da pessoa humana e da promoção do bem de todos sem preconceito ou discriminação”.
(noticia publicada no MIX BRASIL em 01 de dezembro)

Argentina: presos gays poderão receber visitas íntimas
Presos gays na Argentina poderão receber visitar íntimas. O presidente do Tribunal de Justiça de Córboba, José Pérez Vilalobo, determinou que os detentos terão direito a manter relações sexuais durante as visitas. O benefício também se estende a presos que mantém relacionamentos dentro das prisões.
Segundo Pérez, a decisão foi tomada depois que um preso foi punido por oficiais depois de manter relações sexuais com seu parceiro durante visita.
(noticia publicada no MIX BRASIL em 29 de novembro)

Elton John vai se casar no dia 21 de dezembro
O cantor inglês Elton John, 58, anunciou que irá se casar com seu namorado David Furnish, 43, no dia 21 de dezembro, depois de 12 anos de namoro.
Sobre a cerimônia, Elton afirmou que será “apenas para os pais do casal, que servirão de testemunhas”.
Apesar da Lei de Parceria Civil entrar em vigor no dia 5 de dezembro, somente a partir do dia 21 ocorrerão as primeira cerimônias, já que é necessário dar entrada com os papéis no cartório antes
(noticia publicada no MIX BRASIL em 24 de novembro)