20 setembro 2006

ENTREVISTA COM A DEPUTADA IARA BERNARDI

A Deputada Federal Iara Bernardi – 1310 (PT/SP) é Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual e tem hoje seu Projeto de Lei - PL 5003/2001 que trata da criminalização da homofobia pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.    Ela é candidata a reeleição para seu terceiro mandato. Mais informações sobre a Deputada podem ser obtidas no site www.iara1310.can.br ou na comunidade do ORKUT www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17473487
    
 
Que chances o PL 5003/2001 tem de ser aprovado? Ele será votado ainda em 2006?
 
Estamos trabalhando para isso e esperamos que sim. Após a aprovação, por unanimidade, do substitutivo do Deputado Luciano Zica (PT-SP) na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara, avançamos bastante neste debate. “Homofobia é crime” foi temas das Paradas GLBT por todo o país e os deputad@s e senador@s que compõem a Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual com dedicação em defesa deste projeto, juntamente com o movimento GLBT, em todo o Brasil. Já aprovamos as MP – Medidas Provisórias que trancavam a pauta. Espero que no inicio de outubro possamos aprovar esse importante projeto, uma vez que o mesmo está na pauta do dia.
 
O que mudará no país com a  aprovação desta lei?
 
A discriminação pela orientação sexual e de gênero passará a ser um crime previsto tanto o Código Penal como na Lei das Discriminações (conhecida como a Lei do Racismo) e na CLT. Esta Lei trará para a sociedade a necessidade de respeitar, sobretudo, as diversidades existentes, a exemplo do que hoje já acontece com as mulheres, as crianças e adolescentes, os portadores de necessidades especiais, os idosos e os negros. A sociedade engrandecerá.
 
Como a senhora avalia a atuação da Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual – FPMLES ?
 
Estamos tendo resultados bastante positivos provenientes da atuação da Frente. Temos trabalhado para contornar as dificuldades existentes no Parlamento. A criação da Frente, a articulação com nossos  pares, a rejeição de projetos preconceituosos são provas do nosso empenho.  Temos assessorias antenadas com os desejos trazidos aos nossos gabinetes. Procuramos ouvir a todos, contemplando os vários  anseios do movimento. Porém não podemos esquecer que a nossa sociedade, em sua grande maioria, é conservadora e que resiste aos avanços. Temos que pensar que os direitos homossexuais não podem ser considerados uma concessão. São direitos humanos e devem, sobretudo, ser respeitados.
 
Quantos parlamentares participam hoje da FPMLES?
 
Atualmente, a FPMLES é composta por 95 parlamentares, entre deputad@s e senador@s. Na fundação, em outubro de 2003, a Frente era composta por 53 parlamentares. Sabemos que existem, nas duas Casas,ara Bernardi: rente consegui a
 Livre Express
mais parlamentares apoiadores das demandas da comunidade homossexual, mas que por vários motivos preferem não expor seus nomes em uma lista pública.
 
 
O que falta para o Brasil ser reconhecido como um país que respeita os direitos de gays e lésbicas?
 
Faltam muitas coisas. Desde a aprovação de leis anti-discriminatórias, que garantam direitos, até as resoluções da ONU, que retomará suas articulações em abril. Faltam ações práticas, campanhas, políticas públicas e ações de governo. A verdadeira mudança se dará com a abertura de corações e mentes.
 
Qual a importância da parceria entre governo e entidades da sociedade civil nesse caso? Tem resultado em avanços significativos?
 
Esta parceria é muito importante, já que a atuação da FPMLES e do Congresso Nacional deve atender às demandas vindas da sociedade civil. A própria criação da Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual foi um anseio das entidades do movimento GLBT, que viram a necessidade de organização dos parlamentares para que pudéssemos dar seqüência à tramitação dos PLs considerados prioritários.
 
O que é necessário para o fim/diminuição da homofobia no Brasil?
 
Felizmente, tivemos um avanço nesta questão nos últimos anos. O Governo Lula desenvolveu o Programa “Brasil sem Homofobia”, uma ação afirmativa de combate à violência e preconceito por orientação sexual e identidade de gênero. A atuação da Frente, encaminhado para votação em Plenário projetos de combate à homofobia – como o PL 5003/2001 – também é extremamente importante. Para melhorarmos ainda mais o combate à homofobia no Brasil, precisamos da parceria e maior envolvimento das polícias, Prefeituras, Governos de Estado e população de forma geral nesta questão, cobrando, principalmente, a punição daqueles que ainda agem de forma homofóbica.
 


Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!

11 Comments:

Blogger Antônio said...

É lamentavel que uma representante do povo como a Srª faça defesa de uma lei tão imbecil como esta. Deputada Iara, a Srªfoi eleita pelo maior estado da federação que tem tantos problemas para serem resolvidos em beneficio da população, porque a defesa de uma lei em detrimento da maior parte da população? Se existe algúem que pratica a homofobia que sejam rigorosamente punidos pelas leis que já existe em nosso país que acoberta todo o cidadão sem distinção de cor, raça ou seguimento social. Se o Brasil é um país que mais prática a homofobia, a Srª como representante da sociedade deve fazer cumprir as leis que já existe, afinal de contas foi para isso que a Srª foi eleita, se não não teria sentido a sua eleição. Com esta lei a Srª esta afrontando todo o conjunto da sociedade deste país que é predominantemente cristã. Com certeza a Srª não pretende voltar a câmara federal, porque quem faz defesa de uma lei dessa natureza esta totalmente desprovida da verdadeira necessidade do povo. O que a Srª esta pretendendo com esta lei? provocar uma indignação em que seguimento da sociedade? Os Evangélicos, os Cristãos, quem?
cuidado para a Srª não insitar a ira com este tipo de leis.

26/2/10 1:06 PM  
Blogger Levy said...

Lamentavel?? vergonhoso, nojento, ridiculo. São paulo se afogando, povo passando fome e uma EX deputada(que não tem Jesus em sua vida) quer cria uma leizinha que fere a constituição federal.
Como o Pastor Silas Malafaia disse, quem sofre algum tipo de agressao ta acobertado pela constituição. E mais, HOMOSSEXUALISMO, perante DEUS é pecado. Deus criou o HOMEM E A MULHER, e não o HOMEM A MULHER e o homossexual. devemos olhar melhor em quem nos votamos, essa ai onde passar querendo se eleger faço questão de fazer campanha contraria. busque Jesus, leia a bíblia. Estamos caminhado pra uma sodoma e gomora. como o Pastor falou, não existe preconceito contra o homossexual e sim o seu comportamento é errado, TA NA BÍBLIA em 1º carta aos corintios. Cuidado pra a sra. não levantyar a ira de Deus sobre sua vida, pois com Deus não se brinca.

27/2/10 12:09 PM  
Blogger ANDERSON HARUMI ARAI said...

Deputada,

Começo este e-mail com a seguinte citação da Bíblia:
"Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10)

Nesta passagem bíblica Deus nos mostra que o homossexualismo é pecado e os que praticam tal coisa não herdarão o reino de Deus.

Deus aprova as relações sexuais entre um homem e sua esposa legítima (de acordo com a lei de Deus). Todas as outras relações sexuais sejam homossexuais ou heterossexuais são sempre e absolutamente proibidas (Hebreus 13:4). Não nos cabe procurar desculpas para justificar o pecado. É nossa responsabilidade buscar o meio de vencer a tentação (1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7-10).

E finalmente, a Bíblia nos fala em João 8:32 "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Quando lemos a Bíblia temos conhecimento de como nós somos pecadores e inimigos de Deus. E que Deus entregou o seu filho Jesus Cristo para nos resgatar. E todo aquele que crê e permanece nEle, são chamados de filhos de Deus.

Quando nós temos este conhecimento (a verdade)e o amor de Deus (a ponto de entregar seu filho à morte para nos resgatar por causa dos nossos pecados) é impossível não querer se libertar do pecado...

Sei que a senhora é muito culta e já leu vários livros, mas eu recomendo a leitura da Bíblia, pois ela é a Palavra de Deus. Ela foi escrita num período de aproximadamente 1600 anos, o último livro, apocalipse, foi escrito 100 anos depois de Cristo. O Espírito Santo de Deus usou homens de todas as posições sociais para escrever a sua Palavra. Acredite a Bíblia é a verdadeira palavra de Deus, pois se fosse escrita por homens, sem a inspiração do Espírito Santo, tudo o que foi escrito já estaria totalmente desatualizado, mas pelo contrário ela permanece atual...

Que Deus te abençoe!

11/3/10 12:55 PM  
Blogger Messias said...

Professora Iara Deus lhe deu uma inteligência maravilhosa porque a Senhora não usa para o bem do nosso pais .Criar leis para defender pobres
aposentados melhorar nossas escola . Lei Civil não elaborada pela a Senhora mas sim por Deus. na santa Bíblia esta escrito Deixara o homem seu pai e sua mãe e unir se a a sua mulher união de homem com homem e contra a lei civil e Divina.

11/3/10 4:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se para os bixas e lésbicas é crime discriminar, então para os crentes que muitas vezes são discriminados mas não é crime? Porque proteger uma raça que está tão fora dos conceitos bíblicos? Temos assuntos muitos mais importantes para tratar em nosso país do que tentar proteger estes marginais. Meu voto tenha certeza que não terás jamais.

19/4/10 9:55 PM  
Blogger markinhos_cesar456 said...

Li rapidamente os comentarios e pelo que posso entender, a impressão que fica, é como se os homosexuais não fizessem parte da sociedade; ou seja não trabalham, não produzem nada, não tem sentimento, são impossibilitado de amar...muitos citam Deus, mas se esquecem que o amor de Deus excede
a todo o entendimento: Sou hetero

9/7/10 7:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

sou um pai de familhia que a todo momento esta pedindo para que Deus ilumine os entendimento da queles que estão na direção deste pais.Mais Hoje vejo que muitos tentam criar leis sem nenhum entendimento ja mais tera o meu respeito,serei sempre contrario a esta lei.

9/10/10 1:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

aprovo o projeto, não sou homossexual mas estou do lado deles, e quem não gosta dos gays é um gay que não se assume como diz a psiquiatria....

2/3/11 9:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

É UM ABSURDO ESSA lEI ..SABE O QUE A SENHORA DEVERIA FAZER? EXAMINAR A PALAVRA DE DEUS ...ELA TE CONVIDA A CONHECER A VERDADE E A VERDADE LHE LIBERTARÁ E SE ELA TE LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SERA LIVRE ...A SENHORA PODERÁ MIM PERGUNTAR DE QUE IREI SER LIVRE? LIVRE DO PECADO , LIVRE DESTA LEI TÃO HORRIVEL AO QUAL É CONTRA O PRINCIPIO DE DEUS , ELE FEZ O HOMEM PARA A MULHER , NÓS EVANGÉLICOS JAMAIS SEREMOS CONTRA OS GAYS ...MAS CONTRA A PRATICA DO QUE PECADO QUE COMETEM ... QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DA SENHORA

8/6/11 9:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

DEUS É AMOR, QUE AMOR VCS TEM SEUS EVANGÉLICOS QUE PREFEREM MENTIR QUE VAO COMPRAR UM PEDAÇO NO CÉU? DEUS É MAIRO QUE TUDO E AMA TODOS IGUALMENTE. VAO LER LIVROS CIENTIFICOS AO INVES DE BIBLIA, A SEXUALIDADE FOI SEMPRE ALVO DE REGRAS SOCIAIS, É UMA CONSTRÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA, SE TE FALEM QUE DEUS É SOL DESDE PEQUENO ACREDITARIAM NÃO..INDIO ACREDITA EM QUE? NAQUILO QUE LHES FOI DITO DESDE PEQUENO, SE FALAM QUE O HOMOSSEXUALISMO É CRIME NA BIBLIA, VAO ACREDITAR? PORQUE? DEUS PREGA AMOR E UNIAO, ISSO É O AMOR DE VCs MORALISTAS? SEGREGAR, DISCRIMINAR NAO RESPEITAR, ISSO NAO E AMOR...A VERDADE EXISTE SIM, DEUS E A VERDADE, VCS NAO, SAO HIPÓCRITAS E AIDNA TERAO ALGUEM GAY NA FAMILIA, VAO SOFRER E ABOMINÁ-LO, MAS SEMPRE EXISTIREMOS, SEMPRE SEREMOS PESSOAS ILUMINADAS E ABENÇOADAS POR DEUS SIM, QUER VCS QUEIRAM OU NAO

17/5/12 3:13 PM  
Blogger ANDERSON HARUMI ARAI said...

Resposta ao Anônimo (17/5/12 3:13 PM)

Não sei quem é você, mas Deus te conhece... não o desprezo, pelo contrário nós amamos os pecadores (todos nós somos pecadores), mas não aceitamos coisas que são abomináveis aos olhos de Deus, pois afinal de contas todos nós antes de conhecê-Lo éramos inimigos Dele e, hoje, por intermédio de JESUS CRISTO nós somos reconciliados como Pai. Como amigo só quero te mostrar o caminho da verdade, pois isso é a vontade do Pai que todos conheçam a Verdade. Seria muito fácil te desprezar pela forma como você se manifestou nesse blog, porém estou dedicando um tempo, em amor, para que você possa conhecer um Deus que te aceita do jeito que você é... e quando você começa a conhecê-Lo muitas coisas vão se transformando na tua vida, pois você começa a perceber a VERDADE.

Deus é um Deus de amor, mas ao mesmo tempo, Ele é a Verdade e a Justiça. Um dia seremos julgados por Ele...

A minha pergunta é você já leu a Bíblia alguma vez? Nós lemos vários livros ao longo dos nossos anos, porém não lemos aquilo que nos anuncia a Verdade.

Você sabia que no Livro de Isaias (Isaías 40:22) Deus já nos informava que a terra é redonda e o homem só descobriu e comprovou isso em 1942, com Cristóvão Colombo. E que no Livro de Jó 26:7 Ele diz que a terra paira sobre o nada... existem outras diversas provas científicas na Bíblia... só relembrando que a Palavra de Deus foi escrita, aproximadamente, no período de 1.500 a.C e 100 d.C.

A Bíblia é um livro científico, também, pois o seu autor é o próprio criador, conhecedor de todas as coisas... A principal finalidade da Bíblia existir somos nós, pois Ele sabe que nos últimos tempos seriámos arrogantes, afastados de Deus, desprezadores da Palavra...

Eu já entristeci demais o meu Deus com os meus atos e práticas e, por isso, não quero mais entristecê-Lo, pois foi por causa dos nossos pecados que Deus entregou o seu filho JESUS CRISTO para morrer por todos nós e proporcionar a reconciliação com o Pai (João 3:16).

Lembre-se: o nosso tempo aqui na terra é passageiro, mas o que nós fazemos aqui irá ditar toda a nossa eternidade.

Deus te ama! Só Deus pode ocupar o vazio das nossas almas.

Que Deus te abençoe!

Anderson Harumi Arai

17/5/12 4:01 PM  

Postar um comentário

<< Home